Guarda Municipal começa patrulhamento em ônibus de Belo Horizonte

COMEÇOU PARA VALER!

Guarda Municipal começa patrulhamento em ônibus de BH

Agentes serão distribuídos em linhas com maior ocorrência de assaltos, como Nossa Senhora do Carmo e Antônio Carlos.

A Guarda Municipal de Belo Horizonte começa, na noite desta segunda-feira (16), a operação Viagem Segura. Foram distribuídos cerca de 80 agentes em dois trechos de 4,5 km das avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo. O objetivo da medida é reduzir os índices de roubos a ônibus nesses dois locais, apontados pela corporação como críticos. Entre janeiro de 2015 e junho do ano passado, foram registrados 358 roubos a coletivos na Antônio Carlos e 225 na Nossa Senhora do Carmo, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).


Ao longo da operação, o patrulhamento será feito de três formas. A principal é através do embarque nos ônibus, que será feito em duplas ou trios. Outros coletivos serão escoltados por viaturas da guarda. Por fim, um monitoramento a pé também será feito nos trechos selecionados. Todas as linhas que passam pelas duas avenidas serão monitoradas. "A partir do momento em que o ônibus entra nessa mancha crítica de criminalidade, ele poderá receber tanto os agentes quanto a escolta", detalhou o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates.




Segundo ele, os guardas estarão com seus equipamentos regulares, que inclui, para alguns agentes, armas de fogo. Para Prates, a operação representa uma mudança na atuação da corporação e surgiu com a nova gestão. "Estamos usando dados científicos para coordenar nossas ações. Queremos, gradativamente, aumentar a presença da guarda nas ruas, para ampliar a segurança da população", afirmou.


A medida não tem prazo para acabar. "Nosso objetivo é reduzir os índices nesses locais, com nossa vigilância e presença física", afirmou. Ainda de acordo com o comandante, novas avenidas poderão ser incluídas no patrulhamento. "O trabalho é fluido e constante. Vamos ver como a criminalidade se comportará com essa medida. Se ela reduzir nesses trechos, mas aumentar em outros, nós iremos nos adequar" , garantiu.

Comentários